Voltar para o suporte Aumento de público Mecanismos de busca e SEO (otimização para mecanismos de busca)

Mecanismos de busca e SEO (otimização para mecanismos de busca)

O WordPress.com é compatível com mecanismos de busca por padrão. No entanto, você pode optar por otimizar ainda mais seu site ou blog para controlar como os visitantes encontram você nos mecanismos de busca. Este guia oferece dicas de otimização para mecanismos de busca, técnica conhecida como SEO.

Aparecer nos mecanismos de busca

SEO se refere às técnicas que você pode usar para garantir que o seu site fique nas primeiras posições nos resultados de mecanismos de busca, como Google e Bing.

Para ter certeza de que seu site será indexado nos mecanismos de busca, certifique-se de que as suas Configurações de privacidade permitam a indexação. Para aparecer nos mecanismos de busca, seu site deve estar definido como público e a caixa de seleção Evitar que mecanismos de pesquisa de indexem este site desmarcada.

Para melhorar sua classificação nos resultados de busca, é importante redigir conteúdos de qualidade e fornecer textos alternativos descrevendo as imagens com frequência.

📌

Embora seja possível controlar as configurações básicas de privacidade e o conteúdo do site, não é possível controlar quando ele será selecionado pelos mecanismos de busca ou em qual posição aparecerá.

Esses processos dependem de cada mecanismo de busca e estão sempre mudando. Se estiver preocupado, tente encontrar informações do mecanismo de busca diretamente nas páginas de ajuda para ver as recomendações mais recentes.

Melhorar sua posição nos mecanismos de busca

Há uma diferença entre ser indexado e ter uma classificação alta nos mecanismos de busca. A classificação indica que o mecanismo de busca decidiu que seu site é a correspondência mais próxima ao que a pessoa estava pesquisando. Os mecanismos de busca usam diversos critérios para determinar se um site deve ter uma posição alta em uma busca específica.

Pode levar tempo para aparecer no topo do ranking do Google e outros mecanismos de busca. Estas são algumas dicas que podem ajudar você a agilizar o processo:

📌

Não há configuração, plugin ou serviço que faça com que o seu site apareça primeiro nos rankings de pesquisa do Google. Se alguém estiver tentando vender serviços de SEO que prometam resultados rápidos, pode ser que haja uma tentativa de atrair um tráfego falso para o seu site. Isso pode penalizar a SEO do seu site e impedir você de participar de programas de publicidade.

Aprofundar-se em SEO

Confira uma seleção de dicas e práticas recomendadas de SEO para sites do WordPress.com:

Assista também a nosso webinar sobre SEO, como encontrar um público-alvo e como aumentar o tráfego:

SEO e planos compatíveis com plugin

Esta seção do guia destina-se a sites com o plano WordPress.com Creator ou Entrepreneur. Essa funcionalidade também está disponível para sites no antigo plano Pro.

Além das técnicas acima, nossos planos de nível superior incluem ferramentas adicionais de SEO. Saiba mais sobre elas aqui.

Observe que esses planos incluem o domínio .wpcomstaging.com, que não será indexado pelos mecanismos de busca. É preciso adicionar um domínio personalizado para que o seu site seja indexado pelo Google.

Você não precisa ter um plano ativado por plugins em seu site para ser indexado e classificado nos mecanismos de busca. Também não é preciso instalar um plugin. No entanto, eles oferecem ferramentas adicionais para ajustar seus resultados de busca.

Perguntas frequentes

Para manter a concisão, todas as questões a seguir referem-se ao Google. No entanto, as respostas servem para todos os mecanismos de busca.

Por que meu site não aparece no Google?

Os mecanismos de busca podem demorar de 4 a 6 semanas ou mais para mostrar sites recém-criados.

Certifique-se de que as configurações de privacidade do seu site estão definidas como Público, com a opção “Não permitir que mecanismos de busca indexem este site” desmarcada.

Embora não seja necessária a inclusão no índice do Google, conectar seu site ao Google Search Console pode ajudar a incluir o seu site mais rapidamente.

Por que as informações do meu site nos resultados de busca estão incompletas ou incorretas?

Ao fazer alterações no seu site, pode ser que demore algum tempo até que as visualizações fornecidas pelo Google sejam atualizadas. Para tentar agilizar esse processo, é possível solicitar ao Google que rastreie seu site.

É o Google quem decide quais informações serão exibidas como visualização de busca. Você pode tentar adicionar um resumo ao seu post e página, além de atualizar o título e a tagline do site, mas o que será exibido ficará a cargo do Google.

Preciso criar um mapa do site?

Não. O WordPress.com gera automaticamente um mapa do site XML para você. Você pode aprender mais sobre mapas do site aqui.

O que é este erro na descrição do meu site no Google?

“Uma descrição para este resultado não está disponível devido ao arquivo robots.txt do site – saiba mais”

Se visibilidade do seu site ficou definida como privada por muito tempo e você acabou de alterá-la para pública, a descrição do seu site não aparecerá no Google de imediato. Em vez disso, você verá a mensagem acima.

Aguarde algum tempo para que o Google rastreie e indexe seu site e a sua descrição seja atualizada.

O mecanismo de busca do Microsoft Bing exibe uma mensagem na URL do seu site informando que gostaria de mostrar uma descrição, mas o site não permite, caso você tenha alterado a visibilidade do site de pública para privada recentemente.

Como faço para editar o arquivo robots.txt?

Por padrão, todos os sites hospedados no WordPress.com têm um arquivo robots.txt próprio, que é coletado pelos mecanismos de busca. Há algumas opções, caso você precise personalizar ainda mais o arquivo robots.txt.

Esta seção do guia destina-se a sites com o plano WordPress.com Creator ou Entrepreneur. Essa funcionalidade também está disponível para sites no antigo plano Pro.

Lembre-se: a maioria dos plugins são criados por desenvolvedores externos. Eles têm mais informações sobre a instalação, configuração e solução de problemas dos plugins. Todo plugin de qualidade oferece um canal para você entrar em contato e receber ajuda.

“Não há nenhuma informação disponível para esta página”

Se os mecanismos de busca indexam seu site antes de você incluir uma metadescrição, é possível que seja exibida a mensagem “Não há nenhuma informação disponível para esta página” em vez da descrição.

Certifique-se de atualizar sua metadescrição. Em seguida, aguarde de duas a quatro semanas para que os mecanismos de busca indexem seu site de novo e exibam as novas informações.

“O Search Console identificou que seu site foi afetado por…”

O Google Search Console fornece um relatório de indexação, além de avisos sobre páginas que podem estar tendo problemas para serem indexadas. Por virem direto do Google, esses relatórios são os melhores recursos para aprender mais sobre qualquer erro ou aviso que são exibidos.

Mais informações sobre o relatório de indexação de páginas do Google.

Noções básicas de SEO | Webinar do WordPress.com

Assista à gravação do nosso webinar sobre como fazer uma pesquisa de palavras-chave eficaz para a SEO do seu site:

Confira nossa agenda completa de webinars  para aprender a aproveitar ao máximo seu site do WordPress.

Copied to clipboard!